Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

FIES: Dois pontos de vista sobre a nota mínima

Publicado por Mateus Barros
há 9 anos

Ainda me perplexo com atual conjuntura apresentada pelo Ministério da Educação.

O MEC não abre mão de nota mínima no ENEM de 450 pontos, algo que possui dois grandes questionamento, e sendo o último defendido por este que escreve.

O primeiro questionamento, se faz quanto a nota mínima ser exigida em outros programas educacionais tais como SISU e PROUNI, e sendo este um programa educacional, teria como destino caminhar segundo as linhas destes dois programas ja consagrados do povo.

Outro importante questionamento - que é o que me filio - defende que a notá mínima exigida nos programas existem por se tratar de bolsas, diferente rumo segue o FIES que é um credito governamental, ora pois, a bolsa não se paga, é dada e pronto, diferente situação do credito, que mesmo tendo um prazo dilatado não esconde o resultado final que é o pagamento da divida, o adimplemento do contrato, então precisa-se de nota para assumir uma dívida? Seria um tanto quanto ilógico tratar de iguais quando não são iguais de fato, ou seja, quando o resultado final de um diverge do outro.

Enfim, é nítido que isto não passa de uma estratégia governamental para cortar custos, mas essa falácia de corte de custos só cerceará o direito dos menos favorecidos? Corta-se custos com programas sociais e direitos do povo, enquanto parlamentares vêem suas contas bancarias aumentarem?

Acredito que o FIES que antes ajudava inúmeros estudantes hoje virou as cordas dessa marionete social.

  • Publicações2
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações42
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fies-dois-pontos-de-vista-sobre-a-nota-minima/167003148

Informações relacionadas

Davi Rangel Advocacia, Advogado
Artigosano passado

A ilegalidade da nota de corte no FIES

Luciana Francielli Granero Dianin, Advogado
Artigoshá 11 meses

Estudante de medicina pode conseguir o FIES mesmo abaixo da nota de corte?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)